Hungria
Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Budapeste
Superfície total: 93 000 km²
População: 10 milhões de habitantes
Moeda: forint
Oiça a língua oficial da UE falada no país: húngaro
Sistema político: República
Capital: Budapeste
Superfície total: 93 000 km²
População: 10 milhões de habitantes
Moeda: forint
Oiça a língua oficial da UE falada no país: húngaro
Os húngaros descendem dos magiares que se instalaram na região dos Cárpatos em 896. A Hungria tornou-se um país cristão no ano 1000 sob o reinado de Santo Estêvão. A língua húngara não tem quaisquer afinidades com as dos países vizinhos, sendo apenas vagamente aparentada com o finlandês e o estónio.
A capital, Budapeste, formou-se a partir de duas cidades distintas: Buda e Peste. Estendendo-se por ambas as margens do rio Danúbio, a cidade, que é conhecida pelas suas termas, possui um património cultural e histórico muito rico. A Hungria tem um Parlamento unicameral ou Assembleia Nacional que é constituído por 386 deputados, eleitos por um mandato de quatro anos.
A Hungria possui alguns recursos naturais limitados (bauxite, carvão e gás natural), bem como solos férteis e terras aráveis. Os vinhos húngaros são apreciados em toda a Europa. O país exporta principalmente equipamento eléctrico e electrónico, maquinaria, produtos alimentares e produtos químicos.
A Hungria é um país com grande tradição musical. A sua música popular serviu de inspiração a grandes compositores como Liszt, Bartók e Kodály. Entre os húngaros mais famosos, são de destacar Albert Szent-Györgyi, que descobriu a vitamina C, Imre Kertész, Prémio Nobel da Literatura, e o realizador István Szabó, vencedor de um óscar.
Sem comentários:
Enviar um comentário